A relação entre consumidor e marca na era digital
A internet criou um novo cenário mundial, na qual a maior parte da população está conectada todo o tempo. Seja em dispositivos móveis como smartphones e tablets, ou em notebooks e computadores, as pessoas trabalham, se divertem, compram e se comunicam através da rede. O resultado disso é uma nova dinâmica na relação entre consumidores e marcas, e entendê-la é um fator primordial para o sucesso nesses novos e fugazes tempos.




Uma das principais características desse novo consumidor é o poder de disseminação de informações. Desde o surgimento das redes sociais, os internautas as utilizam para tudo: postar fotos de seus animais de estimação, se aproximar de seus ídolos e se informar. Entretanto, elas também usam as redes sociais para reclamar, seja sobre serviços mal feitos ou acordos não cumpridos.




Cientes disso, algumas empresas começaram a desenvolver um novo tipo de relacionamento nas redes sociais, sabendo ouvir os desejos e reclamações. Essa é uma das principais tendências na relação entre marca e consumidor, atualmente.




Conseguir resolver seus problemas através da internet é muito mais cômodo para as pessoas do que simplesmente passar horas e horas penduradas ao telefone, tentando resolver uma questão através do Serviço de Atendimento ao Consumidor, que na maioria das vezes é falho. A satisfação do consumidor online tende a ser compartilhada. Entretanto, é válido frisar que são necessários em média 5 comentários positivos para neutralizar um comentário negativo.




Outra forte tendência nessa relação virtual e incrivelmente mais próxima entre marca e consumidor, é a possibilidade de monitoramento dos dados. Conhecer o horário em que seu público alvo mais interage, quais assuntos estão em voga, aproveitá-los para fazer postagens compartilháveis e engajar é essencial para o sucesso de qualquer marca.




Não podemos esquecer do tangível. Oferecer valor tangível continua sendo importante, como os brindes personalizados, que vão desde canetas e chaveiros, até produtos mais sofisticados tal como os brindes tecnológicos. Tenha todas estas opções no site da QG Brindes e fique por dentro das novidades do setor!