Como gerar bons comentários sobre seu negócio
Já não é mais novidade que os comentários sobre uma empresa possuem um impacto expressivo nos resultados, vendas e na reputação dela como um todo. Por isso, se deseja crescer e se consolidar, é extremamente importante se atentar ao feedback dos clientes e usuários.




Nos dias atuais isso se torna mais importante ainda, visto que com a explosão do acesso a Internet e uso dos dispositivos móveis – em 2016 o Brasil se tornará o quarto maior mercado de smartphones – a comunicação ficou facilitada. Assim, a disseminação de informações é praticamente em tempo real e se uma pessoa não ficar satisfeita, não vai demorar a falar mal da empresa.




Com a chamada “democracia virtual” na qual todos os internautas têm voz, as empresas precisam desenvolver uma relação de confiança com seu público através da transparência e atenção.




De acordo com uma pesquisa realizada pela Dell, são necessários 5 (cinco) comentários positivos para neutralizar 1 (um) comentário negativo. Estima-se também que um cliente insatisfeito faz cerca de 4 (quatro) comentários negativos durante o ano todo e utiliza o serviço de atendimento ao consumidor cerca de 3 vezes mais que um cliente satisfeito, aumentando os custos nessa área. Entretanto, aumentar em aproximadamente 5% o número de clientes satisfeitos pode refletir em um aumento de 100% nos lucros.




A relação entre empresa e cliente nas redes sociais é de extrema importância. Uma interessante estratégia é produzir conteúdo que possa ser compartilhado e que engaje os usuários, tornando-os receptivos a marca. 46% dos executivos dos Estados Unidos afirmaram que criar defensores de marca é o melhor benefício das redes sociais.




As empresas também devem tratar cada cliente de forma única e exclusiva. Entender os problemas e as expectativas das pessoas é uma forma de aumentar o valor da marca perante a sociedade. Há pesquisas que afirmam que uma ligação direta entre empresa e cliente é 36 vezes mais valiosa do que uma “ligação fria,” como muitos ainda insistem, através de vozes gravadas ─ nada amistosas! ─ aos clientes.




Uma excelente forma de gerar comentários positivos sobre sua marca é os surpreendendo com brindes personalizados. A QG Brindes possui presentes personalizados para sua empresa criar campanhas promocionais atrativas, com foco na funcionalidade – ou seja, entregando um produto realmente aplicável ao cotidiano de quem o recebe – e com a logomarca estampada.