Criativos do cenário digital e a mudança de perspectiva
Com a retração da economia, empresas e indústrias se viram obrigadas a cortar custos em diversos departamentos como medida para suportar as oscilações do mercado sem perda de recursos vitais para a permanência no mercado. No que se refere ao marketing, além de reduzirem o montante de investimento, as corporações têm cobrado resultados concretos das agências e idealizadores de campanhas, em detrimento de promessas de impacto e fortalecimento da imagem na web.




Dessa forma, a criatividade dos publicitários e tantos outros profissionais que atuam na comunicação online e off-line entre marcas e pessoas, deve estar focada na conversão de rendimentos reais, apresentados em planilhas onde cada número ou métrica reflita um novo lead, um salto de tráfego, uma resposta de e-mail marketing ou uma venda, por exemplo.




Porém, não basta ser dono das melhores ideias. O alcance de quocientes efetivos no marketing digital depende, sobretudo, do nível de conhecimento analítico e estratégico do público que se pretende atingir, bem como, das peculiaridades do mercado. Conceitos como jornada de compra, hábitos de consumo e estilo de vida dentro de uma faixa aquisitiva devem fazer parte do planejamento que sustentará as ações criativas, desde a sua projeção até a execução.




Colhendo os dados na fonte




Embora existam ferramentas para cruzar informações em tempo real e oferecer relatórios com análises quantitativas e qualitativas de um público, região ou zona de mercado, é crucial que os profissionais tenham contato "humano" com a rotina da empresa anunciante. Na prática, significa sair da agência para conhecer de perto os processos de operação, compra, venda, diferenciais frente à concorrência e tudo que possa se relacionar com os "meios" e "fins" do marketing digital.




Tal forma de criar e produzir dentro da comunicação web depende da mudança de postura e perspectiva dos profissionais criativos. A ruptura com as velhas abordagens nem sempre é fácil e simples, visto que, tudo o que é novo causa questionamentos à primeira vista; entretanto, a aceitação e abertura às práticas inéditas tornam-se mais fáceis quando experiências são permitidas sem "pré- vereditos".




Por fim, para apostar em criatividade e funcionalidade até mesmo nas ações promocionais, não deixe de visualizar as opções de brindes corporativos que a QG Brindes reserva no seu portfólio. São acessórios úteis para diferentes tipos de público e, inclusive, para campanhas temáticas em datas comemorativas.