Indústria e varejo estão cada vez mais segmentados
Há algum tempo, o comportamento do consumidor vem mudando, tornando-se cada vez mais exigente com relação à qualidade dos produtos e da relação criada com a marca.




Ou seja, não basta somente oferecer um bom produto. É preciso ir além e encontrar formas de se diferenciar e de entregar algo realmente especial.




Por este motivo, a necessidade da segmentação, já que assim fica mais fácil acertar em cheio os desejos e as necessidades de cada perfil. Com isso, as empresas conseguem criar e implementar estratégias específicas, conquistando melhores resultados.




Como segmentar?




Especialistas indicam que, antes de segmentar por perfil, é preciso fazer uma pesquisa minuciosa. É preciso primeiro avaliar o comportamento do consumidor e com o entendimento, começar a separar conforme as características mais importantes.




Depois, é preciso verificar também que parcela do mercado não está sendo abrangida, tanto pelo seu negócio como pelos principais concorrentes. Encontrar nichos de mercado que não estão sendo atendidos é uma forma excelente de se diferenciar e conseguir aumentar o faturamento.




Em tempos de crise econômica e de recessão, como os que vivemos, isso se faz ainda mais forte. Afinal, conseguir se diferenciar da concorrência e acertar em cheio no desejo e na intenção do consumidor pode separar aquela marca que vai se manter firme daquela que infelizmente poderá perder o mercado e os negócios.




Isso ocorre porque, além da segmentação de mercado, o consumidor está mais seletivo. Quando há menos dinheiro circulando, não há espaço para errar na compra, e acertar o produto é uma questão essencial.




Como se comunicar com os diferentes tipos de público?




Depois de segmentar, é preciso começar a pensar em estratégias e formas de atingi-los em suas diferenças. Esqueça a comunicação e as ações massivas, iguais para todos os tipos de clientes.




É chegada a hora de investir em formas de acertar em cheio. Para isso, é preciso pesquisar seus interesses e gostos e descobrir quais as melhores formas de se comunicar. Apostar em campanhas e eventos é sempre uma boa pedida, mas lembre-se de que a concorrência pode estar aplicando as mesmas estratégias.




É neste momento que os brindes personalizados ganham destaque e se mostram como uma excelente opção. Apostar em brindes é sempre uma maneira excelente de chamar a atenção dos clientes em potencial, diferenciar-se da concorrência e ainda estreitar laços.




Mas não basta oferecer qualquer brinde. É preciso contar com um fornecedor experiente e preparado, que também ajude a escolher a melhor opção de presente, aquela que mais se adapte com cada mercado que a marca deseja conquistar.




A QG Brindes, uma das empresas mais bem-conceituadas do mercado, sabe disso e tem investido em um portfólio completo, capaz de conquistar e atrair os mais diferentes públicos. Para mais informações, acesse o site ou entre em contato.