Mercado promocional espera fim de ano positivo
Em um mundo globalizado e com uma economia cada vez mais instável, manter-se no mercado não é uma tarefa fácil, independente do porte e ramo de atuação. Essa dificuldade é ainda mais acentuada quando levado em conta o perfil do consumidor de hoje, mais consciente de suas escolhas e, por isso, cada vez mais exigente.




Neste contexto, o branding, que em uma descrição bastante simples pode ser considerado como a consciência da marca para o consumidor e o mercado, é fundamental para a conquista e fidelização. Assim, as estratégias de marketing promocional dão suporte as ações.




A expansão do mercado promocional





Segundo o Anuário Brasileiro de Marketing Promocional de 2014, o live marketing, ramo de marketing responsável pela comunicação da marca visando aumentar a percepção da mesma por meio de técnicas como eventos, baseado na distribuição de brindes promocionais (cadernos, canetas, bloco de anotações, kits diversos personalizados com a marca, dentre outros), movimentou a casa dos bilhões somente em 2013.




A taxa de crescimento do mercado promocional continuou em plena expansão no ano de 2014, apresentando uma leve retração em 2015 devido à crise global que assolou os países em desenvolvimento como China, Índia, Rússia e, claro, Brasil.




Mesmo diante do último ano, em 2016 a tendência é que o mercado promocional volte a crescer significativamente, especial no final do ano, época mais propícia para a realização de ações em mercado promocional.




Previsões para 2016





O crescimento do mercado promocional em 2016 já era previsto por diversos especialistas da área. Simone Paniz, diretora da Paniz Comunicação, agência de São Paulo especializada em live marketing, afirma que prevê crescimento de 6% e faturamento 33% maior em 2016 em relação a 2015.




Se a Olimpíada e Paralimpíada do Rio 2016 foram importantes fatores para este otimismo, o final do ano, com suas datas comemorativas e benefícios ao trabalhador, é igualmente importante para este crescimento.




O final do ano entra como determinante no chamado mercado de marketing promocional sazonal. Com o avanço da tecnologia, especialmente quando trata-se de softwares de gestão, é possível traçar estratégias bastante certeiras para as mais diversas ações de marketing promocional. Estes softwares permitem o lançamento de informações tanto por promotores quanto por gestores, e a análise dessas informações são vitais para traçar estratégias.




Mas o mercado de marketing promocional também está acelerado devido às empresas que atuam de forma indireta no setor. Este é o caso da QG Brindes. Com processos extremamente sofisticados que diminuem custos e aumentam a eficiência, é capaz de fornecer brindes final de ano e de outros períodos sazonais para os mais diversos tipos de empresas, eventos e outras ações de mercado promocional.




Aliás, o brinde fim de ano vem com um papel extremamente importante nas ações promocionais, aumentando a eficácia das estratégias e tendo um papel auxiliar mas determinante em branding.