Varejo se reinventa na crise para atrair clientes
O Brasil passa por um dos momentos econômicos mais complicados. Por onde se olha podemos ver retração e muitas famílias apreensivas com o futuro.




Por isso, as marcas procuram novos formatos de atração de consumidores, com uma verba menor. Afinal, por mais que as expectativas são cada vez mais positivas, não se sabe ao certo quando tudo irá melhorar.




Neste sentido, o que vale é a criatividade, já que gastar está fora de questão. O varejo tem se desdobrado para buscar esta atratividade e manter as vendas.




Mas, afinal, por onde começar? O que é possível fazer dentro da loja para garantir a visibilidade da marca e manter a lucratividade nestes tempos difíceis?




Para ajudar você, separamos aqui algumas dicas que farão com que seu negócio consiga aumentar as vendas, a fidelidade e até conquistar novos mercados sem gastar muito. Vamos lá!




1. Melhore a disposição dos produtos




Pesquisas apontam que a decisão de compra acontece dentro do ponto de venda. Então, que tal dar uma geral na loja e melhorar a disposição dos produtos? Pode ser uma boa forma de mostrar que tem algo novo para oferecer.




2. Foco total no atendimento




Converse com seus vendedores e explique a respeito da importância do bom atendimento para conseguir os resultados. Em um mercado competitivo como o do varejo, o atendimento de qualidade pode ser o diferencial que faltava para conseguir fechar aquela venda especial.




3. Prepare uma vitrine matadora




Independentemente do seu ponto de venda, muitas pessoas passam em frente a sua loja todos os dias. Quantas delas são impactadas por sua vitrine para entrar e realizar compras?




Se são poucas, é chegada a hora de montar uma vitrine especial. Evite colocar produtos demais, com informações em excesso. Isso acaba confundindo o consumidor e passando uma ideia de desorganização.




Escolha os produtos que mais vendem, prepare uma promoção e coloque uma boa gama de opções chamativas na vitrine. Aposte em uma produção bacana, com acessórios, adesivos e motivos de acordo com a sazonalidade para chamar ainda mais a atenção.




4. Crie programas de fidelidade




Criar programas de fidelidade é uma das formas mais inteligentes de manter o cliente sempre por perto. Para isso, faça parcerias com outras empresas, ofereça descontos ou condições de pagamento diferenciadas.




5. Aposte em ações com brindes




Os brindes sempre serão uma boa forma para chamar a atenção e manter os clientes sempre por perto. Que tal fazer uma ação na qual o cliente que gastar uma certa quantidade ou comprar mais de uma vez ao mês ganhar algum presente especial?




Apesar de não ser uma estratégia muito nova, apostar em brindes na hora da decisão de compra pode ser aquele “plus” que faltava para que seu negócio se diferencie.




A QG Brindes, líder do segmento, possui uma excelente gama de opções de brindes para agradar os mais diversos públicos.