Como encontrar o cliente ideal?
Conhecer o perfil dos clientes, suas necessidades individuais, hábitos e expectativas e outros fatores fundamentais para a decisão de compra não é tarefa das mais fáceis. Por isso mesmo, a maioria das empresas dedica uma equipe exclusiva de “investigação comportamental” do seu público-alvo para melhor se aproximar e atender aos consumidores da melhor maneira possível.




Conforme dados levantados pela National Retail Merchants Association, a ausência ou falha de investimentos em técnicas de conhecimento e aproximação ao cliente implica em impactos negativos de até 68% no balanço final de vendas. E não se trata de algo limitado às lojas, comércios e empresas de pequeno porte oustartups que acabaram de entrar no mercado, pelo contrário: as grandes e “velhas” corporações também podem estar à mercê de um falso conhecimento do seu público. Mas afinal, como encontrar os caminhos para a assertividade e investir nas melhores formas de conhecer, se aproximar e, claro, conquistar os clientes ideais para sua empresa?





Trocando o “acho” pelo “tenho certeza”...





Um dos principais erros é basear estratégias em previsões inconsistentes, ou seja; em informações que os departamentos apenas julgam serem prováveis. O ideal é fundamentar cada ação de abordagem ao público em indicadores mensurados – como é feito no geomarketing, por exemplo – ou ainda, na própria opinião do cliente, recolhida em pesquisas, retornos de newsletters e comentários em postagens.




Resumidamente: o ideal é ignorar meras suposições e investir apenas em dados reais que devem ser interpretados dentro de um contexto macro, considerando não somente as peculiaridades do público-alvo, mas do local onde ele está inserido. Informações como nível socioeconômico do bairro onde mora, focos de concentração do público com maior potencial de compra e rotas mais utilizadas de acordo com o estilo de vida podem ser valiosas na hora de convergir promoções e campanhas publicitárias.





Outros detalhes essenciais nas táticas de comunicação





Conhecer as características de um público ou grupo de clientes não é o suficiente para garantir altas taxas de retorno. Isso porque, a forma como a marca se comunica, expõe seus produtos e realiza ações promocionais é também crucial para conquistar credibilidade.




Criar uma identidade forte, autêntica e ao mesmo tempo versátil para se configurar várias vezes conforme as mudanças de perfil do público é um dos desafios da comunicação estratégica. O mais indicado é investir em várias ferramentas de marketing pré e pós-venda, aliando o bom atendimento a diferenciais personalizados.




A QG Brindes pode te ajudar a enfrentar esse desafio, já que conta com um portfólio exclusivo de produtos para promoção, todos personalizados com a sua logomarca ou slogan, sempre respeitando o projeto gráfico da sua empresa.