Marketing de alimentos ganha força
Você já parou para pensar que vender alimentos é uma arte e, portanto, exige ações de marketing? É claro que estamos falando de um item essencial, que não pode ser simplesmente cortado do orçamento, como se faz com outros supérfluos.




Mas em épocas nas quais é necessário economizar, as pessoas passam a adotar o hábito de pesquisar preços e, se você não souber aliar bom preço à qualidade, poderá ficar para trás dos seus concorrentes.




Antes que o cliente descubra as suas qualidades, é necessário fazer com que ele chegue até você. E é aí que entram em cena as campanhas de marketing. Outro ponto importante a ser ressaltado é a responsabilidade que essas ações englobam, visto que alimentação envolve saúde e bem-estar, fatores que não podem, de forma alguma, ser negligenciados quando falamos em marketing dos alimentos.




Se você está pensando em divulgar o seu restaurante, talvez um caminho a ser seguido seja estar presente no ambiente virtual. Em primeiro lugar, a sua empresa, por menor que seja, precisa ter um site. Lembre-se que a grande maioria das pessoas tem uma rotina cheia de atividades e passa grande parte do tempo trabalhando diante de um computador. Isso faz com que procurem por produtos e serviços através da internet.




Mas não se trata de algo feito de qualquer jeito: aplicar as técnicas de SEO no seu site faz com que você seja mais facilmente detectado pelos mecanismos de busca e apareça dentre os primeiros resultados de pesquisa. Consequentemente, você receberá mais cliques e se tornará mais conhecido. Nem sempre um site é o suficiente: um blog atualizado com as últimas notícias e informações sobre alimentação é uma boa pedida.




No mais, estar presente nas principais redes sociais faz toda a diferença. Não estamos dizendo que você deva ficar o tempo todo postando no Facebook, mas manter atualizações periódicas é o que faz com que o cliente esteja em contato constante com você, o que ajuda a estreitar o seu relacionamento com ele.




Outra ação bastante utilizada há tempos, mas que jamais cai em desuso é a confecção de brindes personalizados. Isso porque trata-se de uma estratégia que também proporciona contato direto com o público e, portanto, maior proximidade.




Oferecer pequenos mimos de final de ano ou datas, como o aniversário ou comemorações relacionadas à alimentação, fará com que os clientes o vejam com um carinho maior. É nisso que a QG Brindes aposta quando fala da importância dos brindes promocionais também para os clientes do setor alimentício.




Mostre aos seus clientes o quanto você se preocupa com eles através de produtos de boa qualidade, excelência no atendimento e pequenos gestos de afeto e cumplicidade.